mercredi 15 juillet 2009

Eu ditava a Moda em Mafra














Quando eu subia ao nosso segundo andar parava sempre no primeiro para chalacear com o Godinho, o alfaiate onde eu mandava fazer os meus blusões segundo o modelo que eu tinha desenhado para lhe mostrar, para ele se guiar. Depois de os ter estreado e andado na rua vaidosamente a mostrar os meus bem arrematados blusões, a malta toda perguntava-me onde tinha eu comprado um blusão tão giro e eu respondia-lhes que tinha sido o Godinho quem mo tinha feito. Tempos depois comecei a ver a rapaziada toda a usar o mesmo modelo que eu tinha desenhado para o Godinho. Assim, sem querer, eu criava as modas da malta lá do sítio e o Godinho fazia negócio com as minhas invenções.
O mesmo aconteceu com a Sapataria Passos! Encomendei lá um par de sandálias apenas a sola e uma tira de cabedal à frente e outra atrás para o calcanhar, que eram muito catitas e cómodas. Novamente, ao verem-me com aquelas sandálias vindas de outro planeta, começaram todos a gozar comigo e a insinuar que eu era maricas mas, ao mesmo tempo, perguntavam onde é que eu as tinha comprado. Dizia-lhes que tinham sido feitas pelo Passos e algum tempo depois andava muita gente a calçar esse mesmo modelo de sandálias. O Passos chegou mesmo a pedir-me para eu criar outros protótipos, pois que as pessoas estavam fartas de andar de alpercatas!
Assim, o senhor Passos e o senhor Godinho fizeram umas massas com as minhas criações. Foi o Tonecas, o sobrinho do Godinho, quem me falou deste negócio! Eu gostava muito do Tonecas porque era um rapaz da minha idade, muito jeitoso, e seus olhos enviavam-me constantemente miradas muito significativas. Ele namorava com a Dulce, uma das suas colegas, mas os seus olhos diziam-me coisas contraditórias. Eventualmente vim a saber que ele se tinha casado com a Dulce mas que andava metido com soldados e cadetes no Jardim do Cerco, tal como eu e tantos outros.
Muitos anos mais tarde, ao passar por ele no Largo D. João V, quase que o não reconheci. Achei-o muito desfigurado e, tempos mais tarde, disseram-me que um cancro o tinha levado desta para a melhor!

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire