mardi 15 septembre 2009

A descoberta de Herzelia










Uma manhã, lendo o jornal no Café do Joachim, reparei num anúncio a pedirem um porteiro de noite num hotel em Herzelia. Telefonei e uma voz feminina diz-me de a ir ver logo que pudesse. Ela deu-me a morada do hotel e pediu-me para estar no Hod Hotel no outro dia de manhã e que pedisse para falar com a Madame Kimche.

Assumido como sempre fui, falei com o Strombolli e disse-lhe que gostaria de tentar de obter aquele emprego, pois que gostaria de trabalhar na hotelaria, como o tinha já feito em Portugal. Ele, homem bom que era, diz-me que não é problema, que vá a Herzelia e veja como se passam as coisas. Que podia mesmo chegar ao “Papagaio” um pouco mais tarde, que me não preocupasse, não seria problema! Deu-me uma palmada nas costas e desejou-me boa sorte para a manhã seguinte, que a Gelataria não era futuro nenhum para mim. Quando lhe agradeci pela sua boa vontade, perguntei-lhe onde era Herzelia e como chegar lá. Ele diz-me que era uma meia hora de autocarro. Que apanhasse o autocarro de Givataim até Kikar Mograbi e aí apanharia um autocarro United Tours, e que daí eram apenas vinte minutos.

No outro dia de manhã levanto-me cedo, faço-me bonito, ponho o meu mais belo par de calças e a mais bonita camisa, calcei sapatos -coisa rara nos meus hábitos – tomo apenas um café com o Joachim e apanho o 68 até Kikar Mograbi. Aí apanho o tal United Tours para Herzelia e como Mrs. Kimche me tinha dito que o Hod era mesmo ao lado Tadmor Hotel Training School, pedi ao “nahag” que me descesse no Tadmor Hotel. O “nahag” diz-me com um sorriso muito cínico:

- Eu não tenho que o descer, você vai descer sozinho. É o Terminus!

A viagem levou realmente apenas vinte e tal minutos. Quando vi a fachada do Tadmor o chófer levanta-se desce para ir entregar jornais a esse hotel, e eu segui-o! Entrei no Tadmor e perguntei na recepção se sabiam onde era o Hod Hotel. O simpático recepcionista responde num sorriso matreiro:

- Muito fácil. Você sai aqui do hotel, volta à esquerda duas vezes e, 50 metros mais adiante olha para a direita e vê esse novo pequeno hotel.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire