dimanche 10 janvier 2010

Encontro às dez programa semanal


O tempo foi passando e, nessa rádio, vim a conhecer a Lena, o Mendes, e o Fernando Silva. O Fernando tinha uma belíssima voz para a antena mas parecia-me muito mais interessado na técnica do que no palrear. Lena e Mendes eram-me muito simpáticos, mas o Fernando, não sei por que razão, inspirou-me uma afeição muito fraternal. Ele era um bom técnico e senti-me muito honrado quando ele concordou ser o meu técnico num programa semanal que comecei a fazer todas as segundas-feiras das dez à meia-noite, com a antena aberta. Quando inventamos, estruturamos um programa, temos de lhe dar um nome, como se dum filho nosso se tratasse! E a verdade é que, uma emissão por nós imaginada, é como um filho muito nosso! Vem-nos das entranhas ! Como começava às dez da noite e gostava muito duma cantiga do Francisco José intitulada "Encontro às Dez", foi como essa minha emissão foi perfilhada! Nessa emissão procurava transmitir aos ouvintes o pouco que eu sabia. Pretendia ensiná-los a gostarem doutras músicas além do Fado e do Folclore. Assim como que a vida era muito mais do que apenas saltar à fogueira!

Foi nesse programa, com a cumplicidade e destreza técnica do Fernando, que comecei a receber chamadas telefónicas daqueles que estavam à escuta e gostavam de passar à antena. Nesses tempos o preço dessas chamadas era o duma chamada local, não como agora que, para se fazerem pequenas escandalosas fortunas, essas chamadas custam o que passa pela cabeça daqueles que maquiavelicamente inventam essas pérfidas astúcias!

Foi nessa emissão que, pelo telefone, comecei também a aprender que que os portugueses não tinham vindo para França apenas para fugirem a certas misérias portuguesas, mas também, tal modestos Vascos de Gama, em busca duma vida melhor e, sobretudo, aprenderem a serem felizes nesta vida ! Foi com algumas delas que, depois de algumas longas conversas ao telefone nasceram algumas grandes amizades entre nós! Foi igualmente, depois dessas conversas, que comecei a aprender a fazer entrevistas. Como aquela inesquecível entrevista com a Linda de Sousa. Com ela comecei a aprender a entrevistar e talvez ela a ser entrevistada, quanto mais não fosse por portugueses, pois que a Rádio Clube Português foi uma das primeiras tentativas dum português de abrir uma rádio portuguesa em Paris. Ele chamava-se Carlos Duarte!

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire